Livros · Resenha

RESENHA: Depois de você

Este livro é uma continuação do livro Como eu era antes de você, portanto poderá conter spoilers do primeiro livro.

IMG_8706

Oi gente, tudo bem com vocês?

Antes de tudo eu preciso dizer que estava com muito medo de ler a continuação do MEU LIVRO FAVORITO! Sim, eu estava ansiosa para saber como a Lou ia ficar depois de tudo o que aconteceu, afinal ela viveu um grande amor com Will e o perdeu cedo demais. Só que às vezes é melhor deixar tudo como está, sabe? Não mexer em uma história que é perfeita por si só, mas eu resolvi dar uma chance. Eu resolvi ler e tendo essa decisão em mente, eu tinha dois caminhos a seguir: julgar o livro como uma continuação ou julgá-lo como uma nova aventura com alguns personagens conhecidos, nada tão ligado à minha história favorita. E eu escolhi a segunda opção.

IMG_8702

A história começa dois anos e alguns meses depois que Will morreu e nós somos novamente introduzidos na vida de Louisa Clark, que por acaso não está mil maravilhas. Depois de passar algum tempo viajando por Paris e outros lugares, ela se vê encalhada em uma vida monótona em Londres, na qual ela trabalha em um pub irlandês no aeroporto (já contei da roupa esquisita de duende pornô, que contém um saia de lurex e uma peruca loira sintética?). Pois bem, a vida de Lou não está nada como ela planejava. Will fez com que ela prometesse que viveria, viveria bem. Faria coisas inusitadas, experimentaria comidas diferentes e trabalharia em algo que ela realmente gostasse. Tudo parece uma droga até o dia em que um desconhecido bate a sua porta. Lou fica alarmada com a notícia que essa pessoa dá a ela, mas assim como eu tive duas escolhas ao ler esse livro, ela também tem: ou ela deixa essa pessoa ir ou ela abre sua porta e sua mente para essa novidade. Não quero contar quem é a pessoa, para não estragar o choque de vocês, mas posso dizer que a partir desse momento, a vida de Lou vira de cabeça para baixo. Seu mundinho monótono e triste tem uma reviravolta e ela tem de decidir se era isso que Will ia querer que ela fizesse, que ela abraçasse essa nova aventura. Depois desse acontecimento que, com certeza, marca o começo do clímax do livro, nós nos deparamos com diversas situações engraçadas, tristes e avassaladoras.

Lou também começa a frequentar o Grupo Seguindo em Frente, um grupo que lida com o luto de entes queridos. Eu achei realmente que ela não ia durar três visitas, mas o comportamento de Lou nesta história foi completamente diferente do que eu esperava a todo momento. Ela sempre tomava atitudes seguindo o que o coração mandava (nem sempre era muito esperta, mas tudo bem). Acho que o grupo e as pessoas nele, foram de grande ajuda para Lou conseguir finalmente seguir sua vida sem Will, ainda que a presença dele estivesse em sua cabeça e coração a todo momento.

Outro ponto interessante da história foi a mãe de Lou, Josie Clark, que trouxe o feminismo com grande força para o livro. Ela era radical algumas vezes? Sim. Ainda assim, JoJo tratou tudo com muito humor e nos passou diversos momentos interessantes com diálogos bem formados sobre esse tema tão presente e atual. Ela nos lembra da verdadeira força da mulher e essa força está em cada mulher que aparece nesse livro: Lou, Josie, Katrina, Sra. Traynor, Donna, entre outras. Eu adorei a JoJo ter escolhido justo a mãe de Lou para ser o exemplo feminista do livro, justamente por ela ser tão conservadora antes.

Ah, por último, mas não menos importante, conhecemos Sam, um paramédico bonitão que é tio de Jake, um garoto do mesmo grupo de luto de Lou. A princípio ele não me agradou em nada, fiquei um pouco chateada em ver que a Lou poderia ficar com outra pessoa que não fosse Will, mas ele está morto e já se passaram dois anos. Era hora de nós duas seguirmos em frente. E depois de ler o livro eu percebi que não importa se Sam fica ou não com a Lou, porque o objetivo real deste livro é mostrar o crescimento pessoal dela. O que ela aprendeu com Will e como isso influenciará na vida dela daqui para frente.

IMG_8707

Achei um livro bem completo, como sempre JoJo nos traz personagens com personalidades fortes e uma grande história. Eu tive meus medos no começo e o clímax do livro me deixou meio chateada, não era bem o que eu esperava, mas só de poder ler algo mais sobre a Lou, eu já fiquei bem feliz. Se você já leu Como eu era antes de você (já contei que o primeiro livro vai virar filme?), leia este livro. Pegue seu exemplar com a mente aberta e se delicie com as palavras da JoJo.

Título original: After you / Autora: JoJo Moyes / Nº de páginas: 320 / Editora: Intrínseca / Ano: 2016

Fones - Copia (3)

Resenhas da mesma autora: A garota que você deixou para trás / Um mais Um

***

Obrigada por nos seguir!

Já conhece todas as nossas redes sociais?

Facebook: Fones e Páginas Amarelas

Instagram, twitter e snapchat: fonesamarelos

Fotos e post por: Isabela Sobo

Um comentário em “RESENHA: Depois de você

Deixe seu comentário