Livros · Resenha

RESENHA: Tudo e Todas as Coisas

tudo-e-todas-as-coisas-livro-2

Nas últimas férias consegui ler dois livros que ganhei de aniversário ano passado e um deles foi o meu novo favorito: Tudo e Todas as Coisas. Então imaginem a minha surpresa ao me deparar, em um belo dia pós-aula de sábado, com um trailer da adaptação do livro! Isso mesmo, a história vai para os cinemas esse ano e adivinhem quem provavelmente estará em uma das sessões no fim de semana de estreia? Isso mesmo, euzinha, mas agora vamos ao que interessa….

Maddie tem uma doença,  só que não é uma doença como as que estamos acostumados a lidar e ler/ver nos jornais. É uma doença rara e desconhecida até Maddie ser diagnosticada. A garota é alérgica ao mundo. Sim, ao mundo. O simples fato de respirar o ar fora de casa pode desencadear uma alergia grave em Maddie, por isso ela sempre viveu dentro de sua casa e nunca saiu. Escola, amigos, uma ida na padaria, tudo que é considerado cotidiano para uma pessoa é desconhecido para a garota. Desde que sua mãe descobriu sua doença, Maddie só tem contato com a mesma e sua enfermeira. Sua casa nunca teve as janelas abertas e antes de poder entrar, as pessoas devem passar por um aparelho para tirar qualquer resíduo do mundo exterior, mas mesmo assim nem todos podem se aproximar da garota. Foram anos vivendo uma rotina, com medo e curiosidade sobre o que estava além da porta de sua casa, observando algumas pessoas pela janela, até o dia em que ele apareceu. O dia em que o caminhão de mudança apareceu anunciando novos vizinhos, o dia em que Maddie viu Olly pela primeira vez.

tudo-e-todas-as-coisas-livro-4

Parece aquele cliché da pessoa doente que se apaixona, ai ela e seu amor decidem viver enquanto ainda tem tempo até que um deles morre. Foi exatamente o que eu pensei ao ler a sinopse e o começo do livro, mas mesmo assim não consegui parar a leitura. A cada página virada ficava mais curiosa para saber o que aconteceria com Maddie e se teria mais informações sobre sua peculiar doença. É impossível não se apaixonar pelo jeito que ela e Olly se aproximam e ao mesmo tempo que isso me deixava feliz, me deixava triste por pensar no fim cliché que todas essas histórias de amor costumam ter. Os dois se ficam mais próximos por causa da curiosidade, Olly quer saber o motivo de sua vizinha nunca sair de casa e Maddie finalmente está descobrindo como é conversar com alguém que não seja sua mãe ou enfermeira e ao ouvir as histórias de Olly, a garota percebe como é viver de verdade.

tudo-e-todas-as-coisas-livro-3

O livro é simples, com capítulos  mais longos e outros bem curtos, com uma única página e também é recheado de imagens e desenhos da Maddie. Além da troca de mensagens entre ela e Olly. É uma leitura que flui e ótima para relaxar. Então, se você está procurando um livro com uma história mais leve, leia Tudo e Todas as Coisas. Porque mesmo que a personagem principal tenha uma doença, a história não se foca apenas em como foi/é difícil a vida de Maddie por nunca ter saído de casa. Na verdade o livro se baseia em relacionamentos, principalmente entre pais e filhos.

tudo-e-todas-as-coisas-livro-5

Nicola Yoon soube desenvolver muito bem a história e surpreende os personagens e os leitores com seu final. Confesso que por uns segundos torci para que tivesse uma continuação, mas depois percebi que Tudo e Todas as Coisas é um daqueles livros únicos e que devem permanecer singulares para não perderem sua essência. A essência que me conquistou e tem tudo para conquistar outros leitores. Por isso, prepare-se para se apaixonar e se impressionar com a história de Madeline.

tudo-e-todas-as-coisas-livro-6

Título original: Everything Everything / Autora: Nicola  Yoon / Editora: Novo Conceito /Nº de páginas: 304  / Ano:  2016

5foninhos

post-por-novo-yas

Anúncios

Um comentário em “RESENHA: Tudo e Todas as Coisas

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s