Livros · Resenha

RESENHA: A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma (Dirk Gently #2)

Olá, pessoas!

No começo do ano passado eu fiz uma resenha sobre A Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, escrito pelo genial Douglas Adams e para quem viu a resenha sabe que eu achei o primeiro livro dessa série de dois livros muito criativa e muito, muito louca, de um jeito que só Adams poderia escrever.

16667815_1337000526375448_1572729026_o.jpg

Nesse segundo livro da série, Dirk Gently, o detetive holístico mais famoso de Londres está de volta e com um caso ainda mais sinistro e interligado do que antes.

Dirk Gently é um homem pouco convencional que acredita na ligação de todos os acontecimentos e resolve seus casos acreditando nas coincidências do universo e também no impossível. Nessa aventura, acompanhamos Kate Schechter, uma jovem americana que, no dia mais azarado de sua vida, tenta embarcar em um avião até a Noruega, mas é impedida por conta da explosão espontânea do balcão de check-in do aeroporto.

E como isso pode ter alguma conexão com o novo cliente de Dirk, um empresário rico que diz estar sendo ameaçado por um monstro de olhos verdes? Ou com um homem senil morando em um manicômio na maior mordomia? Bom, a conexão está lá e somente um homem como Dirk Gently, especialista na interconexão das coisas – mais conhecido como holismo -, seria capaz de achá-la.

16710540_1337000536375447_1380627599_o.jpg

Esse é um tipo de livro que você precisa ler com a mente aberta ao impossível e ao improvável. Assim como o primeiro livro, a história é curta e rápida, cheia de acontecimentos aleatórios que ao fim fazem todo o sentido. Aqui também encontramos a característica ironia de Douglas Adams sobre a sociedade e o mundo, cheia de momentos genuinamente engraçados.

Em relação ao primeiro, eu gostei mais do segundo. Talvez por eu já saber o que me esperava em relação aos personagens ou talvez por essa história realmente me deixar mais interessada. Terminei o livro com uma sensação de quero mais e fiquei triste ao lembrar que esse foi último livro do detetive escrito por Adams antes de morrer. Mas ainda sim, os livros são tão simplesmente complexos que fazem você querer voltar a história, querendo entender melhor tudo o que aconteceu!

DIRK GENTLY’S HOLISTIC DETECTIVE AGENCY – A SÉRIE 

16710623_1337000549708779_894602097_o.jpg

Em 2016, a BBC America estreou sua adaptação dos livros em uma série de oito episódios. Quando fiquei sabendo da produção, fiquei incomodada com algumas mudanças que nitidamente fizeram em relação aos livros; mas quando os episódios saíram na Netflix no fim do ano passado, dei uma chance e, para minha total surpresa, eu gostei bastante!

O que é mais diferente dos livros com certeza é a personalidade e aparência de Dirk Gently (interpretado por Samuel Barnett): enquanto nos livros ele é mais reservado e prático, na série ele é feliz e despretensioso. E também a presença de um ajudante é algo inesperado, já que temos Todd (interpretado por Elijah Wood; sim, o Frodo!), que não existe em nenhuma história dos livros, mas ainda sim acrescenta algo interessante a história.

A série tem um tom diferente (o que me deixa um pouco triste ao pensar que eles tinham o humor de Douglas Adams para usar na série, porém…), mas ainda sim é uma ótima produção. Talvez quem não tenha lido os livros ache ainda mais legal, haha! Porém, o que permaneceu durante os episódios e realmente foi o que deixou a série muito divertida, foi trazer o conceito de que tudo no universo está conectado e nada é uma coincidência, o que já é algo muito bom.

Título original: The Long Dark Tea Time of the Soul /Autor: Douglas Adams/ Editora: Arqueiro /Nº de páginas: 224 / Ano: 2016/

16699815_1337003943041773_1269070544_n.jpg

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s