Livros · Resenha

RESENHA + livro x filme: DUFF

Oi gente, tudo bem?

Hoje eu decidi que ao invés de postar uma resenha/resumo normal, eu vou resenhar a história e falar um pouco sobre as diferenças do livro e da adaptação cinematográfica de DUFF. Se você ainda não leu/não assistiu o filme, tome cuidado, esse post contém spoilers!

IMG_9045

Tudo começa com Bianca Piper, uma garota comum de 17 anos que estuda em uma pequena escola em Hamilton, tem duas melhores amigas e problemas com a mãe ausente. É, um começo de YA bem clichê. Até que um dia, para fugir dos problemas que tem em casa, ela beija o maior galinha da escola: Wesley Rush, um garoto bem babaca (a principio) que a denomina DUFF (Designated Ugly Fat Friend, ou seja, a amiga feia e gorda). Você pode se perguntar: por que raios ela beijaria o cara mais idiota que ela conhece e que ainda a chama de feia?! Bom, Bianca acha que poderá sumir com seus problemas enquanto estiver com ele, o que se torna mais ou menos verdade.
O jogo muda quando ela percebe que não quer apenas transar com Wesley, ela realmente gosta dele, mas como um cara super gato trocaria sua vida fácil, cheia de meninas lindas, por uma DUFF?

LIVRO x FILME

Agora que vocês já sabem mais ou menos do que o livro se trata, eu vou falar as diferenças com o filme. Bom, eu assisti o filme bem antes de ler o livro e posso afirmar que prefiro o filme. Não consegui me apegar muito ao livro, as histórias são realmente divergentes, poucos elementos são mantidos.

DUFF: O termo DUFF aparece no livro em diversos momentos, mas apenas quando Bianca está com Wesley ou pensando nele. A principio ela não se importa com o xingamento, ela não quer ser igual às outras meninas, mas com o tempo começa a realmente ficar irritada com esta denominação. Já no filme, Bianca tenta mudar todo seu estilo para conquistar um cara e Wesley a ajuda com isso. Ela até para de falar com as amigas por ser uma DUFF, ainda que ninguém saiba que esse é o verdadeiro motivo.

BIANCA PIPER: No livro, Bianca tem um passado com um garoto chamado Jake. Ela sofre com um coração partido e, por esse motivo, tem dificuldades de confiar em qualquer garoto. Além disso, B., como é chamada pelas amigas, já teve experiências sexuais. No filme, por outro lado, B. é virgem e nunca beijou nenhum garoto. O sarcasmo e cinismo são pontos da personalidade aparecem tanto no filme quanto no livro, pois ela os usa para não demonstrar sentimento algum. Bianca é uma personagem complexa e a personalidade dela é bem divertida.

WESLEY RUSH: No livro, Wesley é apenas um ricaço da cidade que “fica com qualquer coisa que se mova”, segundo Bianca. Ele é realmente um personagem irritante e escroto. Sério. Ele tem cada atitude imbecil e as falas dele são a pior parte. Parece que nem pensa. Se a autora criou o personagem para ser odiado, ela conseguiu. Já no filme, eles são vizinhos e Wesley não é nada assim. Ele realmente é popular e fala besteiras, mas podemos acompanhar o crescimento dele como pessoa. Ele aprende muito com Bianca e tem um lado doce, que é pouco abordado (e de um jeito ruim) no livro. Apesar de chamar B. de Duff nos dois, no filme ele é bem menos idiota e até mesmo um cara legal. É ele que ajuda B. a ficar com Toby no filme, mesmo gostando dela.

dufftrailercover_LargeWide

PAIS/FAMÍLIA: No livro, Bianca mora apenas com seu pai, pois a mãe é palestrante e sempre está viajando. É aqui que temos uma das maiores questões do livro, os pais vão se divorciar e o pai dela não quer aceitar isso. O pai dela me deu pena e me irritou também. Ele é um personagem difícil. Há uma cena no livro que eu quis entrar nas páginas e dar um soco nele (ainda bem que o Wesley fez isso por mim!). Já a mãe dela é ausente e um pouco atrapalhada, ela só quer ser livre, não consegue lidar com problemas. No filme, Bianca mora com a mãe (que é palestrante) e eu não lembro de citarem o pai, não lembro MESMO, mas as duas tem uma relação ok. A mãe dela é meio louca e não é toda incrível e charmosa como B. descreve nos livros.

20-the-duff.w529.h352.2x

CASEY E JESSICA: A aparência é a primeira diferença do livro para o filme. No livro, ambas são loiras e no filme, uma é loira e a outra morena. Outra coisa que eu notei foi: B. é muito mais chegada à Casey do que à Jessica. Ela demonstra isso em seus diálogos e momentos com Casey. Já no filme, quando ela está com as duas, as trata igual. E a briga ocorre muito fácil no filme, o que não é assim no livro, no qual ela tem problemas e afasta as amigas, mas não tem nada a ver com ser uma DUFF (ponto principal do filme).

TOBY TUCKER: CAGARAM NESSE PERSONAGEM. Toby é um cara totalmente legal e inteligente no livro. Ele é simpático e se preocupa com Bianca. Além disso, ele tem uma namorada antes de começar a sair com B. No filme, ele é um idiota que só usa B. para chegar perto de Jess e Casey. Eu realmente fiquei chateada de terem mudado o caráter dele no filme.

MATÉRIAS/ESCOLA: No filme, B. tem que fazer um trabalho sobre suas experiências (algo assim), no livro ela não tem essa missão. Por outro lado, ela se relaciona com dois livros bem interessantes: A letra escarlate e O morro dos ventos uivantes, que abordam temas distintos, mas que se aplicam a momentos da vida de Bianca.

the duff 3

TIPO DE PÚBLICO: Eu achei o livro um pouco mais maduro do que o filme, pois a adaptação é bem leve. Bianca nunca beijou um menino no filme, enquanto no livro ela faz sexo o tempo inteiro. A autora consegue abordar o assunto com delicadeza e nada fica explícito ou inapropriado para um público mais jovem, mas o filme é bem mais bobinho sim.

IMG_9044

Eu não sei exatamente o que me fez gostar mais do filme, porque é bem clichê e adolescente, sabe? Eu acho que o livro só não chegou lá. O objetivo era ser um pouco mais adulto, mas faltou algum elemento. Eu recomendo a leitura, obviamente, pois é um YA gostosinho para passar o tempo (dá pra ler em um dia, tranquilamente). Uau, esse post ficou BEM maior do que eu esperava! Espero que tenham gostado! Se vocês já leram/assistiram DUFF, me contem aqui nos comentários!

Título original: Duff / Autora: Kody Keplinger / Editora: Globo Alt / Nº de páginas: 328 / Ano: 2016

Fones - Copia (4)

***

Obrigada por nos seguir!

Já conhece todas as nossas redes sociais?

Facebook: Fones e Páginas Amarelas

Instagram, twitter, snapchat: fonesamarelos ❤

OKAY (2)

 

 

 

***Todas as fotos deste post são minhas, menos as do filme.
Deixe seu comentário

