Livros · Resenha

RESENHA: Quem é você, Alasca?

Quem é você Alasca
Infelizmente as férias acabaram, mas antes eu consegui terminar mais um livro! O que é ótimo, porque alternei meus dias entre assistir série e ler. Posso dizer com muita certeza que escolhi bem minha leitura para finalizar as férias de julho. Quem é você, Alasca? foi uma das minhas compras da Bienal de São Paulo no ano passado e fiquei apaixonada por essa capa (já que esse livro tem várias opções). É com muita saudade das férias que escrevo o que achei sobre o primeiro livro de John Green.

RESENHA
Antes. Miles Halter decidiu mudar de colégio e seus pais decidem fazer uma festinha de despedida com os amigos do garoto, mas ele não tem amigos e sim dois colegas que vão embora cedo. Por estar cansado de sua vida monótona e a procura do Grande Talvez que ele resolveu estudar em Culver Creek, um colégio interno no qual seu pai também foi aluno. É no primeiro dia e de um jeito que Miles não esperava que ele conhece Chip Martin, mais conhecido como Coronel, com quem vai dividir o quarto. Os dois organizam o lugar e Miles descobre que seu novo colega é bom em memorizar as coisas, enquanto ele sabe a última palavra de várias pessoas. Durante uma conversa Coronel diz que o apelido de Miles vai ser Gordo, uma ironia pelo garoto ser magricela, e que eles precisam arranjar cigarros para começar o ano. Quando chegam no quarto da pessoa que tem os cigarros, Miles encontra e garota mais linda que já viu e descobre que seu nome é Alasca.

Diferente da sua vida no antigo colégio, Miles tem amigos e se diverte com eles, sempre tomando cuidado para não serem pegos fumando ou bebendo, porque é proibido no colégio. Após sofrer um terrível trote assim que chegou em Culver Creek, ele descobre que os Guerreiros de Dia de Semana acreditam que foi Coronel quem delatou dois estudantes que foram expulsos no ano anterior e é assim que Miles descobre que uma das regras entre os alunos é não dedurar ninguém, mesmo que você não goste da pessoa. Entre estudar, ir no buraco do fumo, trotes e primeiras experiências, Miles se sente próximo do que estava procurando, o Grande Talvez. Mas o que mais intriga o garoto é Alasca Young, sua beleza, mudança repentina de humor, questionamentos sobre o labirinto e inteligência o deixam confuso e ao mesmo tempo com certeza sobre quem é a garota que dominou seus pensamentos, principalmente depois.
Quem é você Alasca livros 3

Se antes eu já gostava do John Green, agora eu o amo. Não comecei a ler Quem é você, Alasca? com muitas expectativas, afinal é o primeiro livro do autor e nem sempre o primeiro livro é o melhor, mas é o John Green e ele sabe superar expectativas em suas histórias. Tenho que confessar que algumas partes do livro me lembraram Cidades de Papel, como Miles pensando na Alasca e sempre revivendo um acontecimento de uma noite, parecia Q se recordando da sua noite ninja com Margo e achando que tudo seria diferente, mas essas são as únicas semelhanças porque o final e a mensagem são completamente diferentes. Esse livro fala sobre sofrimento, a importância que uma pessoa tem na vida da outra e a perda. Tanto que você também se vê pensando em como faria para sair do labirinto.

Com uma narrativa nem um pouco cansativa, alternando em capítulos pequenos e outros nem tanto e separado entre antes e depois, Quem é você, Alasca? mostra porque John Green foi tão bem recebido na literatura, principalmente pelos adolescentes. Sua linguagem e escrita nos aproxima dos personagens e faz com que a gente sinta que a história possa ser real. Quem garante que não existe alguém como Miles a procura de um Grande Talvez? Como o Coronel que sonha em dar uma boa vida para a mãe? Ou como a Alasca que procura a saída do labirinto? É possível encontrar pessoas assim, por isso nos apegamos aos personagens e até nos identificamos com eles. Algo me diz que John Green sabe disso e nós temos sorte dele escrever histórias com esses personagens que podem até nos salvar.

QUEM É VOCÊ, ALASCA?
Título original: Looking for Alaska
Autor: John Green
Editora: Martins Fontes
Páginas: 229

Por: Yasmim Bragaia

Anúncios

3 comentários em “RESENHA: Quem é você, Alasca?

  1. Curti muito também, mas achei um dos mais fracos.. Achei a Alasca uma personagem egoísta e imatura.. Mas o livro como um todo, eu curti xD haha
    Ótima resenha! Beijo :*

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s