Livros · Resenha

RESENHA: O Chamado do Cuco

Olá, pessoas!

11719903_918594114850745_351982000_n

Para quem não sabe, nos últimos tempos eu me tornei uma grande admiradora da literatura policial. Comecei lendo Sherlock Holmes, depois fui para Agatha Christie, enfim, os clássicos; porém, eu tenho pouca experiência com literatura policial contemporânea, mesmo tendo muita vontade de conhecer novas histórias. Pois então, imaginem a minha felicidade ao descobrir que uma das minhas escritoras favoritas havia escrito seu próprio romance policial!

“O Chamado do Cuco” foi publicado em 2013 por uma editora pequena no Reino Unido e seu autor era o desconhecido Robert Galbraith. Não demorou muito para que a imprensa mundial descobrisse que Robert Galbraith na verdade era nada mais, nada menos do que um pseudônimo de J.K. Rowling, nossa queridíssima autora dos livros da série Harry Potter! Então, sim, eu fiquei muito feliz e muito curiosa para conhecer essa nova faceta de Rowling.

11119640_913804028663087_777583085_n

“O Chamado do Cuco” conta a história de uma modelo internacionalmente famosa – a encantadora Lula Landry -, que chamou a atenção de toda a mídia depois de ter cometido suicídio ao pular de seu apartamento no terceiro andar, em Londres.  Porém, algo não está certo nessa história.

Três meses depois, John Bristow, o irmão da falecida modelo, vai atrás de um detetive particular exigindo respostas, pois ele tem certeza de que Lula Landry não se suicidou e que, na verdade, ela foi assassinada. E o detetive particular escolhido para investigar o caso é Cormoran Strike, um veterano de guerra que está afundado em dívidas.

Strike, como é chamado, está passando por um dos piores momentos de sua vida. Está se separando da namorada de longa data, ainda está se acostumando com a vida de civil depois de voltar invalidado da guerra no Afeganistão (ele voltou sem metade de sua perna direita), não tem clientela o suficiente para conseguir manter seu escritório e por consequência não tem dinheiro para fazer nada, nem para conseguir contratar a secretária temporária que lhe enviaram, a doce Robin.

Portanto, quando o rico John Bristow lhe oferece um caso que aparentemente parece ser tudo menos um assassinato, Strike não tem como dizer não e assim começa uma das maiores investigações de sua carreira, levando-o para lugares obscuros no mundo das celebridades da moda e da música.

11651356_913804125329744_289155141_n

Para mim, para se obter uma boa história envolvendo detetives e mistérios, o próprio detetive tem de ter uma dose de mistério em sua vida pessoal e nisso, não fiquei decepcionada. Strike é um homem cheio de complexidades e falhas, ele ainda está aprendendo a ser o melhor que pode ser do melhor jeito possível e eu realmente terminei o livro admirada por esse novo personagem. Não só por ele, mas também por Robin.

Robin é uma mulher doce e gentil que sempre teve o sonho de trabalhar como detetive e quando vê sua oportunidade ao ir trabalhar como secretária temporária em um escritório de um detetive real, ela fica extasiada. Ela é extremamente diferente de Strike, tem uma vida balanceada, está para se casar com Matthew, seu namorado de longa data e acabou de se mudar para Londres; aparentemente, tudo em sua vida está dando certo. Mas, mesmo sendo uma realidade totalmente diferente da sua, Robin se vê atraída por todos os mistérios e casos a serem resolvidos por Strike.

Aliás, a amizade desenvolvida entre os dois é um dos pontos altos do romance para mim. Adorei, adorei, adorei a relação entre os dois; tão diferentes, mas tão parecidos.

A narrativa é envolvente, misteriosa e surpreendente. No meu ponto de vista, esse é um ótimo começo de J.K. Rowling na literatura policial e mais uma vez tive a confirmação de sua genialidade. Ela tem uma capacidade incrível de transformar personagens em seres reais e situações absurdas em algo que podemos nos relacionar.

Portanto, eu super recomendo “O Chamado do Cuco” e já estou bastante ansiosa para ler “O Bicho-da-Seda”, a segunda aventura desse detetive que já me conquistou totalmente! Aliás, um terceiro romance da série do Cormoran Strike já tem capa e vai se chamar “Career of Evil” (algo como “Carreira do Mal” em tradução literal) em inglês e também já estou louca para ler!

O Chamado do Cuco
Autor: Robert Galbraith (J.K. Rowling)
Páginas: 447
Editora: Rocco
Ano: 2013
Avaliação: 5 estrelas

5 comentários em “RESENHA: O Chamado do Cuco

  1. Olá! Tudo bem?
    Adorei a resenha 🙂
    Te indiquei para responder uma tag “Complete a Frase”, da uma olhadinha lá ❤
    E se caso já tiver respondido alguma vez, desconsidere hahah.

Deixe seu comentário

