Livros · Resenha

RESENHA: Para onde ela foi

Para onde ela foi

Faz um tempinho que não tem resenha nova aqui no blog e o motivo é a nossa faculdade. Mas apesar disso estamos nos esforçando para colocar nossas leituras em dia com tantos trabalhos, provas e TCC (no caso da Isa). A resenha de hoje é a continuação de Se eu ficar, então se você ainda não leu, ou não assistiu ao filme, é recomendável que não leia a resenha de Para onde ela foi, pois contém spoiler do final do primeiro livro. Se você leu, é hora de saber o que aconteceu com Mia e Adam depois do acidente que mudou a vida de ambos.

RESENHA:
Dessa vez quem narra a história é Adam e já se passaram 3 anos desde que o acidente de Mia e sua família aconteceu. E algo que eu não esperava, quando terminei o primeiro livro, também aconteceu, Mia e Adam não estão mais juntos. A razão deles terem terminado não é contada no início do livro, até porque nem o próprio Adam compreende como Mia simplesmente sumiu de sua vida. Nem o sucesso de sua banda, Shooting Star, e namorar uma atriz muito famosa fazem com que ele se sinta feliz. O Adam desse livro é muito diferente do primeiro, não existe mais aquela animação nem mesmo quando ele menciona aquilo que amava, a música. Exatamente pelo motivo de que era algo que o conectava a ex-namorada, que se tornou assunto proibido. É possível sentir toda tristeza do personagem nas primeiras páginas, o que me deixou com um pouco de raiva da Mia por ter desaparecido. Só que tudo se esclarece quando Adam reencontra Mia e os dois passam a noite toda andando por Nova York.

Assim como no primeiro livro, esse também conta o presente e o passado dos personagens, cada um em um capítulo. Isso auxilia o leitor a entender como a banda de Adam virou um sucesso, quando ele escreveu as músicas do álbum que os fez explodir, quando Mia começou a ficar diferente e ignorar suas ligações, e como a relação dele com o resto da Shooting Star ficou tão ruim com os anos. O reencontro de Mia e Adam e as lembranças te prendem no livro, principalmente quando os dois chegam no ponto chave: o que aconteceu para Mia deixar Adam. Foi quando eu voltei a olhar pelo ponto de vista da personagem e parei de sentir aquela pequena raiva dela. Só que não é assim que o livro termina, ainda tem aquele medo deles não ficarem juntos e até uma dúvida de que talvez fosse melhor eles terminarem, de uma maneira diferente, para poderem dar um verdadeiro ponto final em sua história e tentarem seguir adiante.

Se eu ficar - Para onde ela foi

Você sente uma realidade na história ao perceber que a autora utilizou gírias e palavrões no livro, o que não é de se espantar, afinal quem narra é um adolescente revoltado e perdido em seu mundo. Gayle Forman soube conduzir e conectar muito bem, novamente, os capítulos entre presente e passado. Adorei ”entrar” na mente do Adam, mesmo que ele não fosse mais o adolescente feliz que fui apresentada nas lembranças da Mia, no primeiro livro. Consegui sentir a dor do personagem, porque não foi só o amor da Mia que ele perdeu. Foi o amor pela música, pela família da Mia e até pela vida.

Os trechos de algumas músicas que Adam escreveu aparecem no início dos capítulos e te conecta ainda mais com o personagem, porque ele escreveu quando percebeu que Mia o tinha deixado. Mesmo sendo 4, ou 6, estrofes, é o suficiente para entender porque foi o álbum da Shooting Star que mais fez sucesso. As pessoas se assemelham com a dor, porque todo mundo já a sentiu ou vai sentir algum dia. É algo que as aproxima, além do amor. E assim como Adam e Mia se uniram pelo amor que sentiam pela música, ele se uniu, mesmo que inconsciente, a seus fãs pela sua dor nas que escreveu.

PARA ONDE ELA FOI
Título original: Where she went
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 239

Por: Yasmim Bragaia

Anúncios

Um comentário em “RESENHA: Para onde ela foi

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s