Livros · Resenha

Resenha: As vantagens de ser invisível

Oi gente, tudo bem?

Depois da última resenha em que eu meti o pau no Draccon eu comecei a ler ”As vantagens de ser invisível” e uau, isso acalentou um coração que pensou que tudo estava perdido. Eu já havia assistido ao filme e tinha gostado muito da produção (mesmo sem ter lido a história), do enredo e das personagens. Então, obviamente, tudo isso influenciou para que eu comprasse o livro e começasse a ler. Acho que demorei cinco dias porque não queria que acabasse, fiquei enrolando, relendo algumas frases e páginas… Tudo para não sair do universo doce e ingênuo do Charlie. Acho que contar o desenrolar da história ia ser pouco para explicar como eu me senti durante esses dias, mas vamos lá!

IMG_3752

Charlie está prestes a entrar no ensino médio e está muito nervoso com isso, de cara podemos perceber que ele é peculiar perto das outras pessoas e que não tem nenhum amigo próximo fora a sua família, que é composta por uma irmã com a qual ele compartilha vários momentos doces, seu irmão que aparece de vez em quando, seu pai e sua mãe. O livro é todo escrito como cartas que ele está enviando a seu ”Caro amigo” (que somos nós, eu acho), assim nós entramos na cabeça dele e podemos acompanhar sua rotina por meio de um turbilhão de pensamentos que ele vai nos contando, os quais possuem acontecimentos importantes ou não.

Quem me conhece e já leu outras resenhas que eu fiz sabe que eu não gosto muito de coisas monótonas, mas apesar do livro ter muito disso, eu amei e me senti completamente envolvida em cada situação. O autor molda Charlie com uma personalidade única, ele tem problemas adolescentes comuns como timidez, mas também tem um toque de mistério que envolve seu passado, que por sua vez reflete em suas ações no presente (não vou citar o que é, pois sem você ler poderá sentir o que ele passou desde o início e ao final do livro entendemos porque ele é desse jeito, considerado esquisito). Tudo é muito bem amarrado. A história é de um teor simples e gostoso de ler.

Enfim, ele começa a escola e conhece Patrick e Sam, dois irmãos (”meio irmãos”) que começam a mudar a vida de Charlie e mostram a ele que ser diferente não é ruim, faz de você único. E o ponto interessante dessa amizade entre eles é que nós vamos passando pelas dificuldades e superações junto com cada personagem: A insegurança, o primeiro beijo, sexo, a homossexualidade, ”enfrentar os pais”, a formatura, ir para a faculdade. Tudo o que um jovem tem ”medo”. Ele também conhece Bill, um professor que quer escrever para Hollywood, e os dois começam uma amizade muito especial, o professor é uma das pessoas que mais incentiva Charlie e no final do livro diz a ele quão especial ele é .

Charlie nos apresenta a beleza das pequenas coisas, como, por exemplo, uma música qualquer que para uma ou três pessoas pode significar tudo. Pode fazer com que você se sinta infinito. Até mesmo o jeito que ele fala dos livros, a beleza que cada um tem, o valor sentimental que você agrega a um objeto especial e como é bonito dá-lo a alguém de quem você realmente gosta, formando um elo com essa pessoa.

IMG_3755

Melhores quotes

Mas, principalmente, eu estava chorando, porque, de repente, tive consciência do fato de que eu estava de pé em um túnel, com o vento batendo no meu rosto. Não importava que eu visse a cidade. Nem mesmo que pensasse nisso. Porque eu estava de pé no túnel. E eu realmente estava ali. E foi o suficiente para que eu me sentisse infinito.

E todos pudemos nos sentar e imaginar e se sentir mal em relação aos outros, e culpar um monte de gente pelo que fizeram ou não fizeram, ou pelo que não sabem. Não sei bem. Acho que sempre vai haver alguém para culpar.

A gente aceita o amor que acha que merece.

Autor: Stephen Chbosky / Páginas: 224 / Editora: Rocco / Ano: 2007 / Livro em pdf / online

Por: Isabela Sobo

5 comentários em “Resenha: As vantagens de ser invisível

Deixe seu comentário

