Especial

Sherlock, Sherlock e mais Sherlock! – parte 02

Olá, pessoas!

Semana passada comecei o especial Sherlock Holmes e falei sobre a história e seus personagens. Quem não leu, leia rapidinho e depois volte para cá!

rathbone

Além do mundo literário, os casos surpreendentes solucionados por Holmes e Watson foram levados a todos os tipos de mídia como o teatro, o rádio, o cinema e a televisão.

Uma das primeiras obras cinematográficas a ser produzida foi sobre Sherlock Holmes. O filme de 1900 se chama Sherlock Holmes Baffled e tem apenas um minuto de duração, porém é o primeiro grande marco para o começo da longa história de amor entre as aventuras do detetive e o cinema.

A partir desta rápida experiência cinematográfica, muitas outras obras foram feitas durante anos e anos, trazendo longas e curtas metragens icônicos. Em 1939, o público foi apresentado ao primeiro filme pertencente a uma série de 14 outros longas que iria trazer novos admiradores ao detetive e deixaria Basil Rathbone e Nigel Bruce eternamente famosos por interpretar Holmes e Watson, “O Cão dos Baskerville”. Logo, a série de filmes ficou extremamente popular, tornando-se referência a como os casos originalmente escritos por Conan Doyle deveriam ser representados nas telonas.

sherlock1

Nigel Bruce e Basil Rathbone, ou apenas Dr. Watson e Sherlock Holmes.

A última película com Basil Rathbone na pele de Sherlock saiu em 1946, mas os filmes sobre o detetive não acabariam ali. Afinal, Sherlock Holmes apareceu em nada mais, nada menos do que 211 filmes e até mesmo está no Guiness Book como o personagem mais retratado do cinema!

Inúmeros outros longas foram realizados, em inúmeros formatos e adaptações, para todos os gostos!

Tem Sherlock se consultando com Freud (Visões de Sherlock Holmes, de 1976), tem Watson resolvendo os casos e contratando Sherlock, um ator, para se passar por um detetive brilhante (Sherlock e Eude 1988), tem a vida “privada” de Holmes, mostrando aspectos pouco discutidos da vida do detetive, como por exemplo sua vida amorosa (A Vida Íntima de Sherlock Holmesde 1970), tem Holmes e Watson se conhecendo quando adolescentes (O Enigma da Pirâmide, de 1985), tem Holmes e Watson versão ratinhos da Disney (As Peripécias do Ratinho Detetivede 1986) e até mesmo uma versão em que Holmes tem de enfrentar dinossauros em Londres, haha! (Asylum’s Sherlock Holmesde 2010). E mais recentemente tivemos a aparição de Robert Downey Jr. como o intérprete de um Holmes mais “herói de filme de ação” não em um só filme, mas em dois e, aparentemente, um futuro terceiro! (Sherlock Holmes, de 2009 e Sherlock Holmes: Jogo de Sombras, de 2011).

sherlock3

A versão recente de Dr. Watson e Sherlock Holmes, interpretados por Jude Law e Robert Downey Jr. 

Porém, não foi só no cinema em que Holmes fez história. Na televisão, Sherlock e Watson também eram muitos prestigiados. Uma das séries mais conhecidas e mais admirada pelos fãs, é a série As Aventuras de Sherlock Holmes (1984-1994). O detetive foi interpretado por Jeremy Brett, outro ator muito famoso por sua atuação, sendo considerada uma das mais fiéis em relação às histórias originais.

jeremy-brett-sherlock-holmes

 Jeremy Brett no papel de Sherlock Holmes

A televisão é um grande palco de boas produções sobre o detetive. Recentemente, em 2010, tivemos a estreia de Sherlock, que trouxe uma proposta diferente ao tirar Sherlock Holmes da época vitoriana e trazê-lo para os tempos modernos. A série fez – e ainda faz – um enorme sucesso pelo o mundo todo. Já outra série que também merece a atenção é Elementary (2012), uma produção que também traz o detetive para o século XXI, porém o leva até Nova Iorque e inova de uma forma positiva ao transformar o famoso Dr. Watson em Doutora Joan Watson.

sherlock5

 Benedict Cumberbatch (Sherlock) e Martin Freeman (John) da série Sherlock.

sherlock6

 Jonny Lee Miller (Sherlock) e Lucy Liu (Joan) da série Elementary

Além de filmes e séries, Sherlock Holmes também continuou presente na literatura, onde tudo começou. Vários livros foram lançados depois da morte de Sir Arthur Conan Doyle por diferentes autores. Duas séries de livros que merecem destaque são: O Jovem Sherlock Holmes, de Andrew Lane que contém até o momento 7 livros e a série Os Mistérios de Enola Holmesde Nancy Springer que contém 6 livros. Porém, existem inúmeras outras obras sobre o detetive, até mesmo uma brasileira escrita por Jô Soares chamada O Xangô de Baker Street.

Claro que as produções sobre Holmes não acabam por aí. Muitas peças de teatro foram apresentadas – inclusive um musical! -, muitas referências às histórias ainda persistem na cultura moderna, muitos especialistas sobre o detetive ainda discutem sobre os romances e os contos e, além disso tudo, muita coisa nova ainda está por vir.

Sherlock Holmes é o estereótipo máximo de um detetive, ele é o personagem em que pensamos quando falamos sobre investigações de crimes e é ele quem vai continuar a habitar nosso imaginário quando se trata de casos policiais impossíveis e quando se fala sobre a ciência da dedução.

Portanto, como se pode ver, Sherlock Holmes, Dr. John Watson e seus surpreendentes casos continuam a viver em livros, filmes, séries, animações e parecem estar muito longe de desaparecer. Sir Arthur Conan Doyle deixou um verdadeiro exemplo para nós, nos mostrando que uma boa história nunca deve morrer.

Vida longa a Sherlock Holmes!

holmesandwatson1

Espero que tenham gostado desse especial! E se quiserem mais especiais como esse para falar sobre outros livros ou personagens é só comentar!

Ah, só uma observação: algum dos trailers que eu coloquei em links acima não tem legenda.

Até mais!

Por: Gabriela Bastos

Anúncios

3 comentários em “Sherlock, Sherlock e mais Sherlock! – parte 02

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s