Livros · Resenha

Resenha: Vampire Academy (Série)

Oi gente, tudo bem?

Faz um tempão que eu não faço resenhas aqui no blog (Stardust foi a última!?) e eu terminei de ler a série Vampire Academy, da autora Richelle Mead, que tem seis livros. Eu já tinha lido até o terceiro em 2009, mas não consegui terminar, então reli os três primeiros e comprei os últimos para terminar. Fiquei bem satisfeita com o final e ainda mais feliz quando descobri que há um spin-off dá série chamado Laços de Sangue! Em breve na minha estante, haha.

Enfim, eu odeio fazer resenhas de continuações, porque acabo dando spoiler e as pessoas (a maioria delas) odeiam spoilers, então decidi fazer um post geral da saga com comentários aleatórios sobre cada livro (fui meio obrigada pela Gabi e pela Yas -.-)! Espero que gostem e quem quiser ler mais sobre o primeiro livro, ele tem uma resenha aqui no blog, o segundo também, por isso só vou falar dos quatro últimos.

IMG_2675 (2)

O beijo das sombras (1) / Aura Negra (2)

IMG_2677 (2)

O terceiro livro, Tocada pelas sombras, conta um pouquinho sobre a experiência de quase formanda da Rose e seu relacionamento conturbado com Dimitri, o instrutor lindo e russo dela. O que acaba detonando qualquer chance de felicidade dos Moroi e dampiros são os ataques dos Strigois. Eles estão matando membros da família real.

Rose ainda está sentindo culpa pela morte de Mason, Adrian está morando na São Vladimir e Lissa está treinando cada vez mais para controlar seus poderes.

O ponto principal do livro, ou melhor, os pontos são: Victor Dashkov vai ser julgado por seus crimes, Rose vê espíritos e fala com eles, os ataques acontecem até mesmo dentro da escola. O último é o mais preocupante, pois tudo o que acaba acontecendo depois disso é o que desencadeia os outros livros. Alguns moroi e dampiros são sequestrados por Strigoi e na busca para salvá-los, Dimitri é transformado. Então, nossa heroína, Rose Hathaway, parte para matar o homem que ela ama. Triste? Acredite, pode ser pior e fica, na sequência.

Promessa de Sangue não começou como forma de reconfortar os leitores, Rose partiu e deixou Lissa para trás, agora ela tem de caçar o grande amor de sua vida, é tudo bem triste. Bom, o quarto livro se passa na Rússia, Sibéria, onde Rose conhece outra parte do mundo dos vampiros. Ela mata strigoi por conta própria e tenta seguir o rastro de Dimitri. Também conhece Sydney, uma alquimista que a ajuda em sua busca.

Rose chega até a cidade natal de Dimitri e encontra sua família, apesar do momento ser lindo e todos ficarem felizes com a presença dela, ficam bem tristes ao saber sobre o querido filho e amigo. As partes do livro em que ela permanece em Baía são bem legais, podemos conhecer mais usuários do espírito e outras personagens marcantes, como a avó de Dimitri.

Quem conhece Rose Hathaway sabe que ela não consegue ficar parada, então ela segue com sua missão de matar Dimka, mas quando o encontra, hesita e isso faz com que ele a sequestre. E acreditem em mim quando eu digo ‘’Ser sequestrada pelo amor da sua vida não é nada bom, mesmo que ele ainda aparente ser bonzinho, se ele tem olhos vermelhos do mal, corra!’’. Rose acaba passando dias presa em um prédio cheio de strigoi, cheia de endorfina, ela não faz a mínima ideia de como escapar, até o final, que é bem interessante.

IMG_2679

Como você se sentiria ao saber que matou seu namorado morto-vivo (que não deveria ser seu namorado, porque é seu instrutor e alguns – muitos – anos mais velho que você) e ele não morreu de fato? Em Laços do espírito, Rose recebe cartas assustadoras de Dimitri e como ele promete encontrá-la, não importa onde ela for.

O legal desse livro é que ela e Lissa têm um plano bem interessante, souberam de uma cura para os strigoi. Se uma estaca encantada com os quatro elementos mais o espírito for cravada no coração de um morto-vivo por um usuário do espírito, o morto volta a ser o que era antes de ser transformado. Imagina como Rose fica quando sabe dessa possibilidade? Pois é, ela vai atrás de Dimitri novamente, com a ajuda de todos os seus amigos: Eddie, Lissa e Adrian (que sempre está bêbado demais para qualquer coisa, mas ainda é um dos meus personagens favoritos!).

Eles encontram o que procuram e trazem Dimka de volta, o problema é: ele sente culpa, muita culpa e o mundo Moroi não sabe se pode confiar nele. O mais triste de tudo é que quando ele encontra Rose, não quer saber dela, acha que não merece alguém como ela.

Esse livro acaba da maneira mais inesperada, SPOILER ALERT: Rose é acusada de assassinato.

VOCÊS CONSEGUEM IMAGINAR COMO EU FIQUEI EM ÚLTIMO SACRIFÍCIO? Ok, vou parar de ‘’gritar’’. Rose foi acusada de assassinato! Não qualquer um, apenas o da rainha Tatiana. Ela é presa, obviamente. Então todos que gostam dela (ainda bem que o protagonista sempre tem muitos amigos ou pessoas que se importam o suficiente para ajudar) e ela escapa da prisão, fugindo com a pessoa mais improvável: Dimitri.

Pensem comigo: Por que raios um ex-strigoi que odeia a garota que ele amava quer fugir com ela? É, exatamente. A tensão sexual dos dois é palpável, mas Rose não quer mais nada com ele (ou pelo menos finge que não), afinal ela está com Adrian. É claro que fuga vai, fuga vem, ela aceita que o ama mais do que tudo e que eles vão passar por isso e voltar para a corte e para Lissa.

Esta parte da história por sua vez é a mais interessante, com a morte da monarca, as eleições estão chegando e Lissa só poderá se candidatar e passar se tiver um membro da família vivo, coisa que ela não tem (é a última da linhagem Dragomir) ou isso é o que todo mundo pensa.

Vou falar pouco desse livro, pois ele é o último e eu não quero estragar o final. Eu amei o desfecho e fiquei um pouco chateada com o final do Adrian e da Sydney, até descobrir que eles têm a própria saga (Viva!).

IMG_2683

É tão incrível como todos eles mudaram ao longo da série, como cresceram e como ensinaram coisas sobre o amor, amizade, lealdade, confiança. Muitas pessoas pensam que um livro para adolescentes não traz nenhum tipo de conhecimento ou valores morais, mas se você souber ler nas entrelinhas vai ver que Vampire Academy é muito mais do que presas e sangue, são pessoas com sentimentos, que erram e aprendem, assim como nós.

Por: Isabela Sobo

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s