Resenha

RESENHA: O Substituto

substituto-davidnicholls

Olá, pessoas!

Mais uma semana, mais uma resenha! Com certeza esse deve ser meu recorde: duas resenhas em duas semanas seguidas! Não vou prometer que seja assim sempre, mas a gente tem que sonhar, né? Mas enfim, vamos lá.
Vamos as minhas considerações sobre O Substituto, de David Nicholls.

RESENHA:

O Substituto é um livro escrito por David Nicholls, o mesmo de Um Dia e Resposta Certa. Eu sou apaixonada por Um Dia, provavelmente um dos meus livros preferidos e por isso comecei a me interessar nas outras obras do autor – que infelizmente são só essas três -, e entre elas estava este livro.

O livro conta a história de Stephen C. McQueen, um ator (não confundir com o famoso ator Steve McQueen) que apenas consegue papéis como figurante e personagens que já estão em mortos em séries de televisão. Porém, ele também é o substituto em uma peça de teatro de Josh Harper, o 12º homem mais sexy do mundo e o mais novo astro inglês do cinema. Enquanto Stephen somente sonha em ser um grande ator famoso e consagrado, ele tem de conviver todos os dias com Josh Harper e toda a sua fama e glória. E, além de sua vida profissional não ser uma das melhores, Stephen ainda tem de aceitar o fato de que sua ex-esposa já está casada com outro homem e também aceitar que sua filha de sete anos está cada vez mais se afastando dele. Como se a situação não pudesse ser pior, Stephen acaba se apaixonado pela esposa de Josh, Nora.

A história é simples, porém muito engraçada. Quem já leu algum romance de Nicholls, sabe seu poder de ser irônico e seu poder de criar situações extremamente cômicas, porém sempre com aquele toque de realidade. Em O Substituto, isso não é diferente, aliás, é bem mais explorado do que em Um Dia, por exemplo, já que é uma história com uma carga emocional bem maior. Mas não pense que por ser uma história mais leve e mais engraçada, O Substituto não tenha seus momentos melancólicos.

Outro aspecto que eu admiro muitos nos romances de Nicholls e que me fizeram eu me apaixonar pela a forma como ele escreve, são os diálogos. Os diálogos são incríveis, rápidos e inteligentes e mesmo eu tendo lido a versão traduzida em português, não é difícil imaginar os personagens dizendo o que dizem com naturalidade.

O Substituto é uma história sobre inveja, ciúmes, vaidade, a capacidade do ser humano de superar momentos de dificuldade e começar de novo, tudo contado de uma forma despretensiosa e divertida, com uma mensagem que faz o leitor pensar em suas próprias atitudes em relação ao sucesso do outro, o seu próprio e também o quão longe podemos chegar para realizar nossos sonhos.

O SUBSTITUTO
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Ano: 2005
Páginas: 320

Por: Gabriela Bastos

Um comentário em “RESENHA: O Substituto

Deixe seu comentário

