Resenha

RESENHA: Se Eu Ficar

Se Eu Ficar
Como escrevi no meu post sobre a Bienal do livro, Se Eu Ficar era um dos livros que eu mais queria comprar (marcado como urgente na minha lista). O que me chamou atenção foi o trailer da adaptação cinematográfica da história e só quando li o primeiro capítulo, em inglês, no meu celular que decidi comprar o livro para saber mais sobre Mia e sua difícil escolha. O único problema foi esperar a data de lançamento no Brasil e a Bienal, mas assim que o tive nas minhas mão terminei em dois dias com muitas lágrimas.

RESENHA:
Por causa da neve as aulas são canceladas, Mia, seu irmão mais novo Teddy e seu pai tem o dia de folga. Sua mãe aproveita e liga para a agência de viagens e diz que não irá trabalhar. Todos planejam um dia em família: visitar os amigos dos pais, Willow e Henry, jantar na casa dos avós e a noite Mia poderia ir para Portland ver o show da banda de seu namorado Adam. Um dia normal que passaria com as pessoas que ama, um dia para relaxar e não pensar no resultado da sua audição para a Juilliard. O único problema era decidir a ordem de quem escolheria as músicas que tocariam no carro durante o trajeto, mas esse problema não chega nem perto do que acontece no meio do caminho. A música que Mia escolheu não para de tocar e ela está em pé na estrada, vendo o carro de seus pais destruído, enquanto os mesmos se encontram mortos no meio da neve. Desesperada e tentando entender o que está acontecendo ela encontra seu próprio corpo e escuta as sirenes se aproximando.

Mia segue os enfermeiros até o hospital, seu corpo é levado para uma cirurgia e ela fica a procura de notícias sobre Teddy. Conforme o tempo vai passando seu familiares vão chegando no hospital, com Mia observando todos ao mesmo tempo que lembra de vários momentos de sua vida. Quando se apaixonou pelo violoncelo, quando Adam a convidou para sair, como ela e Kim se tornaram melhores amigas, o dia da sua audição para entrar na faculdade Juilliard, às vezes que ela e a mãe lavaram a louça enquanto conversaram, Teddy seguindo os passos de roqueiro da família e Mia optando pela música clássica, a conversa sobre escolhas com o pai e a música da banda dele, os shows da Shooting Star, seu namoro com Adam e o melhor dia da sua vida. Entre essa volta ao passado e a espera no hospital, Mia percebe que tem que fazer a escolha mais difícil de sua vida e torce para que Adam chegue a tempo.

Mia
O livro é pequeno e a história é tão linda que te prende no começo. Gayle Forman soube conduzir bem as mudanças entre presente, hospital, e as lembranças da Mia. Cada volta no tempo tinha uma ligação com o que estava acontecendo ou ia acontecer. É impossível você não se apegar aos personagens, você sente a tristeza e o peso da decisão da protagonista assim que sabe mais sobre o relacionamento dela com os familiares, amigos e Adam. E é isso que faz a história ser melhor ainda, não é só sobre o amor dela pelo Adam, mas também pelo amor da sua família, amigos e a música.

Se Eu Ficar fala sobre o amor como um todo. Mostrando todos os tipos de amor e que temos que aproveitar cada dia da nossa vida com as pessoas que amamos, sem nos preocupar demais com o futuro porque tudo pode mudar em questão de segundos. As escolhas e problemas que Mia tinham antes se tornaram irrelevantes quando ela se viu na UTI decidindo se iria ficar e isso faz com que você reflita sobre a sua vida. Foi impossível conter as lágrimas durante a leitura, principalmente no final. O livro veio com o primeiro capítulo da continuação, Para Onde Ela Foi, que chega nas livrarias em outubro, e uma entrevista com os atores que interpretaram Mia e Adam nos cinemas, Chlöe Grace Moretz e Jamie Blackley.

SE EU FICAR
Título original: If I Stay
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 223

Por: Yasmim Bragaia

Anúncios

Um comentário em “RESENHA: Se Eu Ficar

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s