Uncategorized

EVENTO: Bienal SP/2014

Oi gente! Tudo bem?

Segunda-feira o blog ficou sem post por dois motivos: 1. Eu, Isa, estava no estágio e não tinha como postar de lá e 2. Estávamos exaustas do fim de semana. A bienal foi uma loucura insana! E é exatamente sobre isso que eu vou falar hoje. Nossa pequena surpresa para vocês seria o vídeo do evento (falei disso em alguma foto do instagram), mas foi completamente impossível filmar lá dentro e as poucas fotos que eu tirei foram por sorte.

IMG_2200

IMG_2202

Eu sempre amei a bienal do livro, era o evento que eu mais esperava ao longo dos dois anos, mas esta bienal foi simplesmente um caos. Tudo começou na entrada, lá na fila, milhares de pessoas debaixo do sol, em uma ”fila” desorganizada, outras pessoas passaram na frente, foi uma zona. Cheguei lá oito e vinte. Sabendo que já devia estar lotado, obviamente. O problema é: eu me assustei com a proporção do ”muita gente”. Eu e a Yas fomos com uma outra amiga minha e com os meus pais (que não queriam mais entrar depois daquilo). Nós começamos a filmar um pouquinho para vocês, mostramos a entrada e a fila, então decidimos chegar perto da multidão e BOOM, fomos engolidas por eles. As pessoas não eram mais seres individuais, eles se misturavam, suando e se esfregando uns nos outros. Parecia coisa de filme, acho que nem em show fica daquele jeito. Não havia jeito de voltar, a única saída era continuar naquele emaranhado de pessoas e chegar à entrada.

IMG_2210

Eu fiquei esmagada entre a Yasmim e mais três meninas que eu não conhecia, foi horrível, visto que eu tenho um pouco de fobia de multidões, mas tudo bem. Até aí as coisas ainda estavam ok. O ”bicho pegou” quando o portão de fato se abriu. As pessoas começaram um empurra-empurra, uma gritaria, até que um homem (um pai de uma menina) começou a enforcar meu pescoço para puxar a filha. Sim, vocês leram direito. Me enforcou. Apenas para pegar a filha. Eu entendo que ele não queria se separar dela, mas podia ao menos ter me deixado passar ou falado comigo, sem partir para a agressão. O pior de tudo foi o segurança que viu e não fez absolutamente nada (já disse que derrubaram um bombeiro no chão?).

Depois disso, corremos como malucas (a la arena dos Jogos Vorazes) até a fila para pegar as senhas da Cassandra Clare e outro BOOM na nossa cara: mais de 2.000 pessoas estavam ali. O que era realmente impossível, visto que fomos parte do primeiro grupo a entrar. Isso mesmo. Foi uma loucura e as senhas acabaram em menos de meia-hora. Ninguém avisou nada, ficamos lá como idiotas esperando até eu e a Yas acharmos um funcionário que nos deu a tal informação.

Totalmente decepcionadas, decidimos nos separar em dois grupos: Eu e a Yas, e no outro a Clau, a Mari e a Ma (a Gabi ainda não tinha chegado) e fomos fazer as compras. Outro erro. As filas começaram a ficar gigantescas. Eles estavam fechando os stands e filas enormes se formavam do lado de fora. As máquinas de cartão não funcionaram, foi horrível. O lugar era quente e estava abarrotado de gente.

IMG_2245

IMG_2264

10637861_669879783108902_796165870_n

Ainda podíamos ir à palestra da autora, mas a decepção e a fila da comida eram tão grandes, que não conseguimos nem isso. A Bienal 2014 deixou marcas. É lamentável que um evento desse tamanho e com todos os 46 anos de bagagem, ainda não tenha conseguido se organizar bem. O Brasil é o quinto maior país do mundo, os autores não tem apenas 500 fãs ok? Aprendam.

Eu sei que 3, 4 ou 5 mil autógrafos dariam um cansaço enorme na autora, mas ainda assim, nós somos cobrados todos os dias nas escolas. Escrevemos textos enormes, redações e mais bilhões de exercícios à mão. Qual é a diferença? Ninguém poupa o aluno a escrever 500 caracteres. E se fosse assim, que abrissem para mais dias. A bienal é a semana toda, que os autógrafos também fossem.

IMG_2218

IMG_2228

Como se não bastasse minha indignação pelo calor, as filas (para pagar, para o banheiro e para a comida), também houve o fator POSER. Para quem não sabe, Poser é aquela pessoa que não leu o livro e conhece a história pelo filme, porque virou ”modinha”. Antes que alguém venha me socar, acho legal a pessoa ver o filme se não gosta de ler, tudo bem! E tudo bem também começar a ler uma série antiga agora, eu faço isso também. O problema é: tirar a oportunidade daqueles que acompanham a história, amam as personagens e leram o fim, e agora não vão ter o autógrafo ou a foto que tanto quiseram.

Qualquer que fosse minha vontade de conhecer qualquer autor, passou. Não quero passar por aquela experiência de novo. Foi triste o que o ser humano pode fazer. Além disso, os preços estavam altos e as promoções eram bem enganosas. O que salvou tudo foi a decoração caprichada (que eu nem tive tempo e espaço para apreciar) e minhas compras. Gastei mais do que pensei, mas pelo menos comprei o que eu queria.

IMG_2236

IMG_2225

Se você for para o evento, vá cedo. Chegue lá, entre, compre e tenha comida na mochila (além de água, não leva apenas uma garrafinha, lá o preço vai até R$ 6,00). Vista sua calça mais confortável, seus tênis e nem precisa levar casaco, é um inferno lá dentro.

Desculpem pela desmotivação, mas eu odeio fingir que as coisas são boas o tempo todo. É a quinta bienal que eu fui e foi a primeira tumultuada, mas foi. Derrubaram a porta de vidro da entrada e algumas pessoas se feriram (li na internet que um menino cortou a perna)! Como eu posso defender? Talvez sejam os novos organizadores. Eu espero que sim e que no próximo ano eles mudem, mas foi bem diferente do que eu esperava.

IMG_2216

IMG_2246

A parte boa como eu disse foram as compras, os marca páginas lindos que estavam dando e, é claro, realizar o sonho da Yasmim de ir à Bienal. Quem for e tiver outro tipo de experiência (uma boa), conta aqui nos comentários e quem teve uma tão ruim quanto a nossa, comente também. Quero saber como eles estão organizando os outros dias, pois nós fomos no segundo (dia 23/08 – sábado). É isso gente, o evento cultural mais esperado foi um caos. Não sei se irei aos outros, em 2016 talvez. Tomara que até lá essa chateação passe.

IMG_2254
IMG_2255

10620952_669877723109108_558977332_n

IMG_2223

A Yas queria muito esse livro (olha a felicidade)!

Vou fazer outro post para falar dos livros, dos preços e marca páginas que eu consegui lá. Fiquem ligados 😉

Por: Isabela Sobo

2 comentários em “EVENTO: Bienal SP/2014

Deixe seu comentário

