Resenha

RESENHA: O Guia do Mochileiro das Galáxias (a série)

Olá, pessoas!

mochileiro

Vocês provavelmente já ouviram falar na série O Guia do Mochileiro das Galáxias escrita pelo o Douglas Adams. Eu terminei de ler os cinco livros escritos por ele há pouco tempo, então resolvi fazer uma grande resenha sobre a história em geral, yey!

A série conta com os seguintes livros: O Guia do Mochileiro das Galáxias; O Restaurante no Fim do Universo; A Vida, o Universo e Tudo Mais; Até mais, e Obrigado Pelos Peixes! e Praticamente Inofensiva. O primeiro livro foi lançado no fim dos anos 70 e o último estreou apenas no começo dos anos 90! E apesar da história supostamente ter visto seu fim em Praticamente Inofensiva, Douglas Adams antes de sua morte em 2001 já havia dito que gostaria de escrever mais um livro para a série, porém isso nunca aconteceu. No entanto, mais um livro foi adicionado a série, dessa vez escrito por Eoin Colfer, chamado: E Tem Outra Coisa…, considerado o volume 6 do Mochileiro das Galáxias.

dont-panic-guia-mochileiro-galaxias-dia-toalha

“Don’t Panic” ou “Não Entre Em Pânico” é a frase estampada no Guia do Mochileiro das Galáxias, como um aviso a todos os viajantes da galáxia.

Basicamente a história começa com Arthur Dent, um terráqueo que vive sua vida pacata e normal na Inglaterra. Até que em um belo dia ele acorda com tratores e engenheiros do lado de fora de sua casa e descobre que ela irá ser demolida pelo o governo.

Com isso, Arthur vai descobrindo ainda mais coisas que eram completamente desconhecidas a ele até então, como por exemplo o fato de seu amigo de longa data, Ford Prefect, ser na verdade um alienígena vindo do planeta Betelgeuse e que trabalha para o Guia do Mochileiro das Galáxias, escrevendo artigos sobre o planeta Terra. E também descobre o fato de que a Terra será destruida por outro grupo de alienígenas chamados Vogons exatamente no mesmo dia em que sua casa iria ser destruida.

E é a partir desse ponto em que as aventuras de Arthur Dent no tempo e no espaço começam. Mas não se enganem, pois, apesar de essa ser a sinopse da primeira parte do Mochileiro das Galáxias, cada livro começa com uma premissa completamente diferente da anterior, e mesmo que se mantenha os mesmos personagens, as perspectivas sobre a história se modificam rapidamente, trazendo um dinamismo irreverente a série.

A leitura é extremamente divertida, leve e rápida e os vários acontecimentos dentro de poucas páginas deixam o leitor rapidamente curioso sobre o que pode acontecer em seguida. E o que deixa a história divertida e engraçada não são somente as situações inusitadas em que os personagens se encontram, mas também todo o humor ácido de Douglas Adams sobre a sociedade, comportamento humano, tecnologia, política e bem, tudo o que envolve A Vida, O Universo e Tudo Mais.

31_ZiggyNixon_LesleyVamos_Hitchhikers_guide_Dont_Panic

Crédito: (http://ziggynixon.blogspot.com.br/2010/10/telling-stories-and-making-things-up.html)

O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma das séries de livros de maior sucesso mundial e já foi adaptada para vários outros tipos de mídia como série de televisão, série de rádio, quadrinhos, jogo de computador e um filme. Além de existir um dia somente para celebrar as histórias de Arthur Dent e companhia, chamado de Dia da Toalha (em referência a importância das toalhas para qualquer viajante das galáxias) no dia 25 de maio.

Ou seja, se você gosta de ficção científica com bastante humor, então esses livros com certeza irão lhe agradar.

Por: Gabriela Bastos

Anúncios

3 comentários em “RESENHA: O Guia do Mochileiro das Galáxias (a série)

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s