Resenha

RESENHA: Macbeth (Shakespeare)

Oi gente!

Ultimamente as resenhas tem sido nosso foco, a gente sabe, mas temos lido tanto e isso é tão bom! Até minhas aulas de literatura tem sido mais divertidas, então hoje vou falar um pouquinho sobre o livro Macbeth de Shakespeare.

macbeth-title1

A historia é sobre Macbeth, thane de Cawdor, do exército do Rei Duncan. Ele é um dos homens de confiança do rei e ajuda no comando das tropas. Macbeth tem um amigo chamado Banquo, que exerce cargo semelhante.

Como o livro é escrito em atos, a primeira cena trata-se do encontro dos dois com três bruxas, que fazem previsões: Macbeth tornaria-se thane de Glamis e posteriormente ele seria rei da Escócia e os filhos de Banquo seriam reis também.

Ambos ficam confusos com as previsões das bruxas (figuras estranhas) e deixam a questão de lado, até chegarem ao castelo e descobrirem que o Thane de Gamis era um traidor e Macbeth ficaria com seu título.

Primeira previsão realizada.

Depois disso, Macbeth fica cego pelo poder e sua esposa, Lady Macbeth, é uma mulher ambiciosa e sedenta por poder. Então os dois fazem um plano e decidem antecipar a coroação de Macbeth. O rei Duncan irá passar a noite na casa do casal ambicioso e naquela noite, Macbeth o mata. Tornando-se rei.

A partir daí, todos ficam desconfiados de Macbeth, então ele decide matar mais algumas pessoas, como Banquo e seus filhos.

Banquo morre, mas seu filho foge, então Macbeth decide ir atrás das bruxas que tem novas previsões: 1ª Macbeth não seria morto por nenhum homem que tivesse nascido de uma mulher e 2ª Ele só iria perder o poder no dia que a floresta se movesse.

Não vou contar o final, pois a história é realmente curta. Vale a pena ler, até mesmo em inglês, que foi o que eu fiz. Peguei uma versão adaptada, nível intermediário e li em uma hora.

 Sobre as personagens:

Escolhi falar de três personagens, a primeira é Macbeth, que desde o começo era bem ambicioso, mas era medroso também. Ele estava com medo de matar Duncan e não queria ser odiado pelo povo. A segunda é Lady Macbeth, a esposa que incitou o crime, mas ao ver as mãos do marido cheias de sangue, começou a sonhar com isso, ficando louca e suicidando-se. A terceira é Banquo, amigo de Macbeth e uma pessoa agradável e confiável. Ele não merecia ter morrido, pois não tinha grandes ambições e se contentava com pouco.

 Não achei justo contar o final, mas para quem conhece o estilo de Shakespeare, sabe como essa história termina. Já falei para vocês que estou na onda de ler os clássicos (quero muito Romeu e Julieta), já comprei Hamlet também. Espero que tenham gostado!

 Por: Isabela Sobo

Anúncios

Um comentário em “RESENHA: Macbeth (Shakespeare)

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s