Resenha

RESENHA: Divergente

livro_divergente_rocco
A resenha de hoje é para entrar no clima da estreia de Divergente nos cinemas, já que todo dia sai uma novidade sobre a adaptação do livro, seja still, cena liberada, entrevista ou música da trilha sonora. O filme estreia esse mês nos EUA e, aqui no Brasil, só dia 17 de abril. Enquanto o filme ainda não chega, vocês podem ter uma ideia sobre o que vão ver nos cinemas a partir da resenha e, quem sabe, ficarem com aquela vontade de ler o livro antes da estreia do filme (o que é ótimo, já que os livros são sempre melhores).

Resenha:
A história se passa em uma Chicago futurística onde  as pessoas são divididas em cinco faccções: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza.
Beatrice Prior é da Abnegação e, por já ter completado 16 anos, tem que passar pelo teste de aptidão, que mostrará a facção que ela se encaixa. Por ser um teste para o qual ninguém pode se preparar e que pode mudar completamente sua vida, Beatrice fica ansiosa e pensando qual pode ser o resultado. O teste é uma simulação, que a faz passar por várias situações diferentes para definir sua facção a partir de suas escolhas. É então que Tori, que estava administrando o teste de Beatrice, descobre que a garota tinha aptidão para mais de um facção e que isso a tornava uma Divergente.

Os resultados dos testes devem ficar entre quem administrou e quem fez até o dia da Cerimônia de Escolha, mesmo assim Tori faz com que Beatrice prometa não contar para ninguém que ela é uma Divergente, nem mesmo para sua família. Preocupada e sem saber o que é ser um Divergente, a garota ainda tem que pensar em qual facção irá escolher no dia seguinte. E seu irmão, Caleb, não ajuda muito ao dizer ”Devemos pensar em nossa família. Mas também devemos pensar em nós mesmos”. Quando a Cerimônia de Escolha começa, ela observa algumas pessoas trocando de facções, outras continuando na mesma e a reação de quem assiste. As surpresas começam com a escolha de Caleb, que deixa a irmã sem saber o que fazer até a mesma também surpreender todos ao escolher pertencer à Audácia.

A iniciação da Audácia começa assim que a cerimônia acaba, fazendo com que Beatrice tenha que pular para dentro de um trem em movimento. É no trem que ela conhece Christina e as duas logo se tornam amigas. Mas pular para entrar, ou sair, de um trem em movimento parece ser mais fácil que pular do telhado de um prédio direto para um buraco no concreto sem saber o que vai encontrar. Beatrice ignora as risadas e os comentários dos outros iniciados e é a primeira a pular. Depois de descobrir que tinha uma rede e outros membros da Audácia dentro do buraco, ela percebe que todos ficaram impressionados por ver uma Careta, como eles chamam os integrantes da Abnegação, sendo a primeira a pular. É assim que ela conhece Quatro, que se torna seu instrutor durante a iniciação, e quando ele pergunta seu nome a garota hesita, pensando que Beatrice não é mais adequado, e é então que ela decide ser chamada de Tris.

1779821_574227006007514_587361903_n
O pulo de Tris da a impressão de que a história, e quem está lendo, também pulou e tudo começa a ficar muito mais interessante. Principalmente quando Eric, um dos líderes da Audácia, explica como são os estágios da iniciação e que quem não passar se torna um sem facção (tipo um sem teto). Christina é a primeira amiga de Tris, mas ela também faz amizade com Will e Al. Durante os estágios e dificuldades da iniciação tem alguns momentos que a amizade deles não parece ser tão verdadeira e que se alguém tiver a oportunidade de acabar com o outro é isso que vai acontecer. Como em todas as histórias sempre tem aquele inimigo declarado, que também tem seus companheiros, e esse é o caso do Peter, que tem Molly e Drew. No decorrer do livro Peter se mostra cada vez mais perigoso e que é capaz de fazer qualquer coisa para se tornar um membro da Audácia. O romance é algo que não poderia faltar na história e ele é na medida certa, não é aquela coisa melosa, mas te faz suspirar. Quatro pode não ser romântico e viver falando coisas bonitas, mas a maneira que ele e Tris vão se conhecendo e se envolvendo faz com que você se apaixone pelos dois e torça para que o primeiro beijo deles aconteça logo, pelo menos eu fiquei.

Quando Tris descobre os planos de Jeanine Matthews, líder da Erudição, o que significa ser Divergente e que ela não é a única, parece que o livro te prende mais ainda, principalmente quando você percebe quais personagens são divergentes. Outro momento interessante é quando ela descobre o nome verdadeiro de Quatro, quem é seu pai,  sua antiga facção e o motivo pelo qual os membros da Audácia o chamam desse jeito. Como em todas as sagas essa também tem mortes e para o primeiro livro as pessoas que morrem, e a maneira que elas morrem, é surpreendente e te faz ficar preocupado sobre quem pode ser a próxima vítima nas continuações. Divergente é surpreendente e prende com muita facilidade, além de te deixar viciado na história e com vontade de ler as continuações em seguida.

                                                                                                                     ”Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade
Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição
Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza
Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação
 E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia ”
Divergente – Págs 48 e 49

DIVERGENTE
Título original: Divergent
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco – Jovens Leitores
Páginas: 502

Por: Yasmim Bragaia

Anúncios

2 comentários em “RESENHA: Divergente

  1. Oi amiga, adorei sua resenha…mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s