Resenha

RESENHA: Julieta

juieta livro
Bem pessoal, hoje a resenha é minha, Yasmim, e como ela é a primeira que eu fiz espero que me desculpem se estiver ruim. Já era para mim ter feito essa resenha quando eu li esse livro, em Julho do ano passado, mas os acontecimentos acabaram adiando. Felizmente agora eu consegui um tempo para contar para vocês um pouco dessa história incrível que Anne Fortier escreveu baseada no famoso romance de Shakespeare, Romeu e Julieta.

Resenha:

A história já começa com a morte de um dos únicos parentes de Julie Jacobs, sua tia-avó Rose, e quem a avisa é o mordomo da família, Umberto. Em seguida os dois vão para casa da tia e lá Julie reencontra sua irmã gêmea Janice, que é seu oposto, inclusive na aparência. É, elas não são gêmeas idênticas. Após o enterro da tia, o advogado da família lê o testamento, e é ai que acontece a primeira surpresa do livro, a herança fica toda para Janice! Umberto fica com algumas coisas e Julie apenas com fotografias emolduradas. Sem querer aguentar o sorriso zombeteiro da irmã, Julie vai para outro lugar da casa e Umberto vai atrás para lhe dar o que a tia Rose queria mesmo entregar à ela, um envelope contendo três coisas: uma carta, uma chave e um passaporte. No passaporte, ao invés de Julie Jacobs, está escrito Giulietta Tolomei, que Umberto releva ser o nome verdadeiro de Julie. Na carta, a tia conta que a mãe de Julie deixou algo em Siena para ela. Sem falar o que poderia ser esse algo, a tia diz apenas que ela deve ir ao banco do Palazzo Tolomei e usar a chave que estava no envelope para abrir o cofre.

Embarcando sozinha nessa busca pelo que sua mãe teria deixado, Julie, ou Giulietta como é chamada o resto da história, conhece a elegante Eva Maria Salimbeni em uma parada em Frankfurt. As duas ficam amigas e conversam dessa parada até a chegada em Florença, Eva Maria se oferece para levar Giulietta para seu hotel, em Siena. É quando ela conhece Alessandro Santini, afilhado de Eva Maria que vai buscar a mesma no aeroporto. Durante o trajeto até o hotel, Giulietta descobre que a família dela, os Tolomei, e a de Eva Maria, os Salimbeni, eram inimigos como os Capuleto e os Montéquio de Romeu e Julieta.

No dia seguinte, Giulietta vai para o Palazzo Tolomei a fim de abrir o cofre e descobrir o que sua mãe guardou durante anos. Lá ela encontra uma caixa de madeira ornamentada a ouro e só abre quando chega em seu hotel. Dentro da caixa estão papéis, um caderno de anotações, um exemplar de Romeu e Julieta, um velho crucifixo e um diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Enquanto mexia nos papéis, Giulietta descobre que alguns textos tinham uma ordem cronológica e que eram versões da história de Romeu e Julieta. Quando foi ler o diário do Maestro, que era o primeiro na ordem, reparou em um nome: Giulietta Tolomei.

É quando esses textos e diário são encontrados que tudo fica mais legal, porque além de ver a história de Giulietta/Julie, alguns capítulos são totalmente dedicados a trágica história de Romeo Marescotti e Giulietta Tolomei, que morreram vítimas do ódio entre os Tolomei e Salimbeni e trouxe uma terrível maldição para todas as gerações de ambas as famílias. Reencontrando seus parentes, descobrindo mais sobre seu passado e o tempo em que viveu em Siena com os pais e a irmã, quando eram bebês, Giulietta vai tentar quebrar a maldição e desvendar os segredos e mistérios que envolvem toda a família Tolomei e Salimbeni. Sua aproximação com Eva Maria Salimbeni e as discussões com Alessandro também serão grandes fatores que vão leva-lá a dúvidas e descobertas sobre a história dos jovens amantes. E, é claro, que a suposição de que Romeo Marescotti, assim como ela Giulietta Tolomei, está em Siena deixa tudo mais intrigante.

Julieta
Título original: Juliet
Autora: Anne Fortier
Editora: Arqueiro
Páginas: 448

Por: Yasmim Bragaia

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s