Livros · Resenha

RESENHA: A abadia de Northanger

RESENHA: A abadia de Northanger

Oi gente! Tudo bem?

Essa semana foi toda a base de um troca-troca, porque a resenha era para ter sido na segunda-feira, mas eu ainda não havia acabado o livro. Na verdade, já faz quase um mês que estou enrolando ele. Não porque a história é ruim ou chata, mas porque esse foi o primeiro livro em inglês que eu li. Por isso a foto aqui em cima contém o título em inglês, a tradução seria A abadia de Northanger.
Enfim, estava muito ansiosa para terminar e contar para vocês essa história linda. Espero não deixar nada escapar!

Bom, o livro conta a história de uma garota chamada Catherine Morland, ela fora uma criança desajeitada, mais como um moleque do que como uma dama, mas isso muda em sua adolescência, ela acaba por se tornar uma dama com boas maneiras e muito respeitável.
Tudo está calmo em Fullerton, onde ela nascera, até que a Senhora e o Senhor Allen, decidem levá-la para Bath, uma outra cidade, cheia de bailes e pessoas importantes. Catherine fica emocionada com o convite e vai com eles, deixando sua família por uma temporada.

O livro é de época, assim como Orgulho e Preconceito, outro livro maravilhoso de Jane Austen. Portanto, bailes, carruagens e vestidos com muitas camadas, ainda estão em alta.

Chegando em Bath ela conhece os Thorpe, uma família agradável e logo ela cria laços de amizade com Isabella, uma garota que a princípio parece ser um amor de garota, mas acaba por ser uma garota ambiciosa e interesseira. Catherine também conhece os Tilney, uma família composta apenas pelo pai e seus dois filhos, uma garota doce chamada Eleanor e um lindo rapaz, chamado Henry. Catherine se apaixona por Henry e Bath torna-se o melhor lugar do mundo.

Uma história que se preze, como eu sempre digo, não pode apenas ter um romance simples, certo? Portanto, o irmão de Isabella, John, começa a flertar com Catherine. Criando assim a intriga da história. A mocinha nada quer com o jovem Thorpe, que desiste dessa paixão não correspondida, deixando o caminho livre para o jovem Henry.

A estada em Bath está correndo a mil maravilhas, até que Eleanor conta que precisa voltar para Northanger, onde está sua casa, uma linda e antiga Abadia. Catherine fica muito triste, mas isso logo passa quando ela é convidada a passar um tempo com os Tilney.
Outra jornada começa e nossa heroína está prestes a realizar um sonho, conhecer uma abadia e desvendar seus mistérios.

O primeiro deles é a morte da mãe de Eleanor. Catherine acredita que o general, pai de sua amiga, é o assassino da pobre mulher, mas Henry a faz acreditar que não.
A estadia corre muito bem, até Catherine e Eleanor serem surpreendidas por uma carta do general ordenando que Catherine vá embora no dia seguinte, sem motivo algum.
As duas amigas ficam desoladas com tal ordem, mas Catherine vai embora, voltando para Fullerton.

Dias se passam e Henry vai visitá-la, fazendo assim o desfecho feliz da história. Além de todo o romance épico criado por Jane, há também o breve relacionamento de Isabella e James, o irmão de Catherine, mas que não termina nada bem por causa do coração e mente ambiciosos da garota. Acabando assim com a amizade entre ela e Catherine.

O livro é muito rápido de ler, a história apesar de ser antiga é prática, cenas que se passam rápido, sem nenhuma enrolação. Poucas falas são ditas, mas apesar disso, a narração é tão gostosa de se ler que compensa a falta de diálogo das personagens.
Eu adorei o livro, mais uma vez Jane Austen conseguiu prender minha atenção com suas personagens doces e ao mesmo tempo corajosas.

Ficha Técnica:
Título: A Abadia de Northanger (Northanger Abbey)
Autor: Jane Austen
Editora: Landmark
Páginas: 288

Por: Isabela Sobo

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s